quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Carta ao Cliente

Querido Cliente,

Eu sei que você é pobrezinho. Que você não tem dinheiro, e por isso, me pede um desconto.

Veja bem, querido cliente: a sua empresa manda produtos para todo o Brasil e aonde quer que eu vá, em todo e qualquer supermercado, vendinha, biboca, está lá o seu produto.

Mas isso não significa que você tem lucro, oh não! Você vive na pindaíba, pedindo dinheiro pra Deus e o mundo, sem a menor condição de pagar suas contas, seus funcionários, a conta de luz da sua fábrica e os anúncios que você coloca nas revistas. Realmente, você não tem dinheiro para pagar nada disso.

Em nome do nosso relacionamento que sempre foi tão bom, eu olho a tabela de orçamento que preparei com tanto carinho para você e penso: como posso melhorar este preço para que meu pobre cliente possa melhorar suas embalagens?

O preço do meu trabalho está pela hora da morte, eu sei. Eu sou caríssima. Eu sou tão cara que posso quebrar sua frágil empresa com o preço que cobro por uma logomarcazinha, um designzinho, uma firulinha pra ajudar você a vender o seu produto.

Por isso eu peço desculpas, querido cliente. Me desculpe mesmo. Eu sou o investimento mais injusto que você faz pela sua empresa...chega a ser uma maldade de proporções bem maldosas.

Toda vez que lhe faço uma visita, tudo ao meu redor me diz que você está praticamente falido, e eu morro de pena. Então eu faço um descontinho pequeno, que vai sacrificar um pouco o pagamento do meu plano de saúde, ou dos remédios que tenho que tomar pra diabetes e hipotireoidismo. Mas isso não tem a menor importância para mim. Eu faço esse sacrifício com um sorriso nos lábios pois sei que este dinheirinho que a sua empresa está economizando será usado para um bem maior.

Não vamos esquecer também da forma de pagamento. Porque se você pagar tudo de uma vez, eu fico mais rica que a Griselda e você vai morar debaixo da ponte. E este fato me corta o coração, então você pode dividir o pagamento em cinco vezes. Tá bom, seis.

Ficamos assim combinados.

Eu fiz um descontinho e parcelei o pagamento, em nome da nossa amizade e anos de trabalhos bem feitos e entregues sempre no prazo. E também porque eu tenho realmente muita pena de você. Espero de verdade que você não tenha que fechar as portas.

Chorando lágrimas de sangue, assino:

Sua designer.


Nenhum comentário: