terça-feira, 17 de agosto de 2010

Ser "G"

Parece um palavrão, mas quando a gente fala de uma vez, sem medo de ser feliz, até que não sai tão feio assim:

- Sou gorda.

Esse é um desabafo que eu comparilho com algumas amigas minhas, e principalmente uma amiga querida que também sofre desse estado corporal que muitos abominam.

Gorda. Gordura. Peso. Corpulência. Górdis. Garota GG. Plus Size. Mamute. Barril. Baleia.

Cansei de ouvir isso. Já fui magra e sei como é. A gente foge de "ser gorda" como se fosse o diabo fugindo da cruz. Olha a gordinha na piscina e diz pra si mesma "Deus me livre de ficar assim algum dia". Mas em algum momento da vida, a banha te pega.

Isso tem vários motivos e várias explicações. O povo mal informado em geral gosta de dizer que só é gordo quem não tem vergonha na cara e força de vontade. E eu digo: vão tomar no cú.

Ser gordo é muito mais do que ser uma pessoa que come desenfreadamente.
Sempre tem uma tireóide descontrolada por trás da obesidade, ansiedade, compulsão, pré-diabetes, distúrbios alimentares, stress e milhares de outras coisas.

Então, antes de julgar um gordo, saiba um pouco mais sobre nós, esta espécie simpática e agradável que é muito mal compreendida.

Ser gordo é ter na cabeça toda a listinha do que "pode" e "não pode" comer. A gente sabe tudo que engorda, tudo que faz mal. Sabemos também que chocolate não é verdura. Mas algo é mais forte que nós, e quando vai ver...pronto: lá se foi o regime.

Ser gordo é compreender que o gordo ao lado, quando está muito quieto, está pensando no que vai jantar mais tarde. É também saber que o regime que se inicia na segunda-feira vai bem até terça à noite, quando tem promoção 2 por 1 da Domino's Pizza.

Ser gordo é sair do banho e continuar suando pela próxima meia hora. Gordo sua e tem que ter o seu momento de descanso pra parar de derreter. Deve-se dar ao gordo sempre meia hora a mais pra se arrumar. Saiba que ele está esfriando sua corpulêcia, afinal, experimentar roupas é uma espécie de ginástica.

Ser gordo é repetir sempre que está de regime. A gente recebe o olhar de piedade das outras pessoas, e já estamos acostumados. É praticamente uma função fática de linguagem:

-Tudo bem com você?
-Tudo! Tô de regime...

- Como foi seu final de semama?
- Bem! Tô de regime...

- Sabe se tem uma loja de toalhas aqui perto?
- Tem ali. Tô de regime...

- Quer bolo?
- Tô de regime...

- Tá chateada hoje? Que foi?
- Tô de regime...

- Que horas são?
- Tô de regime...

Ser gordo é lembrar que um dia a gente foi magro. Acho que foi um lapso de Deus, um erro de sistema do universo, dar a oportunidade de entrar num jeans 38 uma vez na vida e depois, nunca mais. Parece uma piada de mau gosto. Quem já foi magro e tá gordo sabe exatamente como fica lindo 30kg mais magro. Está colada na geladeira a fotografia que não deixa mentir.

Ser gordo é sentir fome o tempo todo. Aquele quentinho no estômago é como Rexona: não te abandona. É também sentir um frio absurdo quando come salada. É burlar a porção de alimento no prato colocando um "chorinho" a mais pra garantir as próximas horas de abstinência.

Ser gordo é adorar o inverno. Todo aquele frio faz a gente colocar um casaco até o pé e ficar só com a cara pra fora. Assim ninguém vê que você está sem curvas. É só um monte de casaco, afinal, tá frio.

Ser gordo é andar pelas lojas de roupas e poder comprar apenas meias.

Ser gordo é arrumar desculpa pra comer coisas proibidas o tempo todo. Aniversário. Dia chato. Dia legal. Feriado. Comemoração do início do final de semana. Afogar mágoas porque acabou o domingo. Filme bom passando na TV. Filme ruim. Trabalho de menos. Trabalho de mais. Qualquer motivo é válido pra comer besteira.

Ser gordo é viver num mundo onde tudo que é diet custa o triplo do preço. Então a gente fica gordo e pobre.

Ser gordo é tentar compreender um cérebro de magro e se perder no meio da explicação: "Eu não sinto fome. Eu não ligo pra comida. Como suuuuper pouco e já estou satisfeito. Amo salada!'
COOOOOOOMO ASSIM??????

Ser gordo é rir e sentir a barriga sacudir. É a síndrome da o Papai Noel. Riu e a barriga sacudiu? Tá gordo! Ser gordo também é ter preguiça de lavar o pé no banho e comprar sapatos de enfiar no pé. Cadarço é coisa de vidas passadas.

Ser gordo é saber que tem que fazer ginástica mas nunca, nunca conseguir arrumar tempo pra ir. Gordo tem tempo pra tudo. Menos pra ginástica.

Ser gordo é virar expert em Photoshop. A manipulação de imagens é a melhor amiga do gordo. Pelo menos ali a gente elimina quilos instantaneamente, sem sacrifício, sem passar fome.

Ser gordo é ruim mas é bom. A gente come, a gente se diverte. A gente trabalha como qualquer um. A gente ri e sofre como qualquer um. Não é crime ser gordo, mas também não é nenhum mérito. Ser gordo para alguns é um karma, para outros é um castigo.

Para mim é um estado temporário. Porque na segunda-feira eu começo meu regime.




Um comentário:

Brunna Mancuso disse...

me senti bem de estar no grupo de gordos que criou vergonha na cara e foi fazer exercício.
estou um pouco mais feliz do que o grupo "sou gordo feliz e não preciso de uma esteira".

muito bom o texto! haha
ri demais!